FEIRAS

Começa em São Paulo Feira de Produtos Orgânicos



22.07.2009 - 02:01

Durante quatro dias (23 a 26 de julho), a cidade recebe a quinta edição da Bio Brazil Fair – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. A feira acontece num momento de grande perspectiva em torno desse mercado, que no Brasil cresce de 20 a 30% ao ano.

Por ano, o segmento de orgânicos movimenta R$ 500 milhões, sendo que o Brasil exporta 70% da sua produção. Dados recentes mostram que cerca de 80% dos 20 mil produtores orgânicos brasileiros são familiares, num contexto em que se calcula que 15 mil produtores cultivem orgânicos em uma área de 800 mil hectares, no País.

Três ministérios participam desta edição com estandes coletivos: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério da Ciência e Tecnologia, além instituições como SEBRAE, SUFRAMA e ITAIPU BINACIONAL.

A feira conta ainda com a vasta programação de palestras do Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável e com oficinas de gastronomia orgânica e natural de hora em hora. Durante o Festival da Cozinha Vegetariana, renomados chefes de cozinha especializados em alimentação orgânica e natural ensinarão pratos em aulas abertas ao público.  Entre os destaques estão nomes como Aris La Tham, conhecido internacionalmente como o chef das estrelas, e Alberto Gonzalez, autor do livro "Lugar de Médico é na Cozinha”. No cardápio, massas, lanches rápidos, mousses, tortas sucos, bolos, sopas, pratos indianos e típicos do Brasil estão entre os destaques.

Paralelamente à Bio Brazil Fair, também acontece a Natural Tech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, evento desenvolvido para lançar e promover lançamentos em alimentação natural, terapias e vida saudável.

No pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, onde pela primeira vez o evento ocorre, será montada uma plantação de orgânicos. Batizado como unidade PAIS (Produção Agroecologica Integrada e Sustentável), esse projeto  foi desenvolvido e gerido pelo SEBRAE, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fundação Banco do Brasil. Numa área em frente à entrada da feira, os visitantes poderão conferir como é uma plantação de orgânicos, aproveitamento de resíduos para adubagem, etc. Entre os itens cultivados, hortaliças, ervas medicinais, temperos e frutas.