EVENTOS

Congresso de Nutrição Clínica Funcional debate a saúde como Vitalidade Positiva



29.09.2009 - 06:11

Aconteceu em São Paulo no Centro de Convenções Frei Caneca nos dias 24, 25 e 26 de setembro o V Congresso Internacional de Nutrição Funcional, organizado pela VP Consultoria Nutricional. O tema do evento foi “O caminho para uma saúde com Vitalidade Positiva”. O evento recebeu mais de 1 500 pessoas entre nutricionistas, profissionais da saúde e pesquisadores, incluindo o pesquisador português Alexandre Azevedo, que trabalha com doenças oculares.

Segundo as organizadoras, Dr. Valéria Paschoal e Dr. Andréia Naves, o caminho para atingir a saúde com vitalidade positiva é ter uma alimentação individualizada, que leva em conta variáveis como atividade física, sexo, idade, ambiente, trabalho, aspectos psicológicos, antecedentes médicos, antecedentes familiares, origem, predisposição genética e hábitos de vida. Tudo isso com o objetivo de promover a nutrição efetiva das células e assim preparar o organismo para se manter em equilíbrio diante de tantas modificações que ocorrem ao longo de nossas vidas.

Durante os três dias de congresso, além de enfatizarem a importância de uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos, não uso do tabaco e álcool, também foram debatidos outros temas como estresse, xenobióticos, poluição sonora, fitoterapia, gastronomia funcional, alimentação orgânica, gestação, puerpério, aleitamento materno, desmame, adolescência, dermatonutrição, sexualidade, etc. Dentre as patologias abordadas estavam o câncer, doenças renais e hepáticas, obesidade, lúpus eritematoso, artrite reumatóide, distúrbios do sono e calvície.

Durante o evento ocorreu o lançamento do 4º livro da Coleção Nutrição Clínica Funcional, que traz como tema a Obesidade, a abordando como uma doença multifatorial, e as diferentes estratégias nutricionais, considerando a programação metabólica, a inflamação do tecido adiposo, resistência á insulina, stress, alterações intestinais e neuroendócrinas.

No evento alguns lançamentos também foram apresentados aos congressistas, como o Caseirito, o Ritto 7 cereais, o Ritto Prato feito, e as Barrinhas de Granola Fibrax.