FEIRAS

Itália participa da 25ª Fispal Food Service



08.06.2009 - 02:27

O Pavilhão Italiano trará 10 empresas de produtos agro-alimentares para a Fispal Food Service - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, de 15 a 18 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, com produtos como massas frescas, embutidos, vinagres balsâmicos, condimentos, azeites de oliva, doces e confeitos, vinhos e alimentos orgânicos.

Esta foi uma iniciativa do ICE-Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Agência do Governo Italiano ligada à promoção do intercâmbio comercial entre a Itália e o mundo e do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália em colaboração com a FEDERBIO - Federação Italiana de Agricultura Biológica e Biodinâmica.

Atualmente, a Itália ocupa lugar de prestígio no mercado mundial de produtos agro-alimentares devido a uma série de medidas voltadas ao crescimento do setor. Incentivos públicos e privados fizeram com que a cadeia produtiva da indústria italiana crescesse a cada ano. Segundo dados do ISTAT – Instituto Italiano de Estatística, em 2008, no setor do agro-alimento, a Itália importou 34,6 bilhões de euros e exportou 25,9 bilhões de euros. O país dedica grande parte de sua produção às exportações, que correspondem a 57% do total, sendo a Alemanha, França, Reino Unido e EUA os seus maiores compradores.

No comércio entre os dois países, as exportações do Brasil para a Itália encerraram 2008 com 1,14 bilhões de euros, um crescimento de 5,0% em relação a 2007. Já as importações provenientes da Itália, somaram 94 milhões de euros, 35% mais que o ano anterior. No ranking  de países exportadores de alimentos para a Itália, a Alemanha ocupa o primeiro lugar, enquanto o Brasil o sexto. Entre outros produtos, estão na pauta das exportações brasileiras - soja, café, cacau e carnes.