SUPERMERCADOS

Wal-Mart terá carne com marca própria



26.06.2009 - 05:40

A rede supermercadista Wal-Mart decidiu reduzir a dependência de fornecedores de carnes, ainda em 2009. A primeira a tomar esta decisão foi o Grupo Pão de Açúcar.

A empresa já suspendeu os contratos com os frigoríficos localizados no Pará que abatiam gado criado em área de desmatamento, e a rede ainda exige que um processo de auditoria independente seja instaurado. Esse processo deve ser comandado empresas como Deloitte Touche Tohmatsu, Ernst & Young, PricewaterhouseCoopers e KPMG, em um prazo máximo de 30 dias.

Com essa atitude, grupos como JBS, Marfrig e Bertin serão forçados a apresentar relatórios auditados sobre a procedência dos produtos vendidos à rede varejista. Após este episódio, a rede anuncia também que pretende lançar uma marca própria na categoria de carnes, e já está com contrato fechado com pecuaristas no Estado do Mato Grosso.

Segundo Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil, a iniciativa fomenta o desenvolvimento da agricultura familiar com mais de 4,3 mil fornecedores de frutas, legumes e verduras. "Teremos fazendas fixas no Mato Grosso e parceria com frigoríficos." Mas, mesmo com o lançamento da marca-própria, Núñez garante que a empresa não pretende rescindir contrato com os grandes frigoríficos.