LEITES

Nestlé inaugura fábrica em Carazinho (RS)



03.03.2010 - 06:21

A Nestlé inaugurou ontem (2/03) uma nova fábrica de produtos lácteos, na cidade de Carazinho (RS), a 292 km de Porto Alegre. Com investimento de mais de R$ 110 milhões, a unidade tem capacidade para processar 150 milhões de litros de leite/ano e já iniciou a produção, nesta primeira fase, de leite líquido premium com diferencial nutricional das marcas Ninho e Molico — Ninho Fortificado, leite integral enriquecido com Ferro e Vitaminas A, C e D; e Molico A&D, leite desnatado enriquecido com Vitaminas A e D — além de Leite Moça e Creme de Leite Nestlé. O local também já está pré-condensando leite para abastecer outras unidades lácteas das Nestlé. Nos próximos meses, iniciará a produção de Nescau RTD (pronto para beber, 200ml). 

A fábrica vai gerar 750 empregos diretos e indiretos e movimentará a economia local, já que todo o leite processado será captado na região, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta unidade foi adquirida da Parmalat em 2009 e passou por um amplo processo de adaptação aos padrões Nestlé para abrigar instalações e equipamentos de última geração, em 36.500 m2. A aquisição incluiu instalações e maquinário, além de seis postos de recepção e resfriamento de leite, instalados nas cidades gaúchas de Giruá, Augusto Pestana, Casca, Boa Vista do Buricá e São Paulo das Missões, além da catarinense Xanxerê.

“A fábrica de Carazinho nos permitirá crescer no segmento de leites premium. Ingressamos neste mercado em 2009 no Estado de São Paulo e as vendas superaram as expectativas. Os produtos de altíssima qualidade e a plena aceitação do consumidor nos permitiram avançar rapidamente para o Sul do País, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, afirma Ivan F. Zurita, presidente da Nestlé.

O consumo de leite líquido longa vida no Brasil é de aproximadamente 5 bilhões de litros/ano, segundo dados da LatinPanel. Neste segmento, os leites funcionais ou com diferencial nutricional são os que apresentam maior potencial de crescimento.

A Nestlé já possui uma fábrica no Rio Grande do Sul, inaugurada em 2008 na cidade de Palmeira das Missões, com capacidade para processar um milhão de litros de leite por dia.