PESQUISA

Pesquisadores desenvolvem pesquisa sobre leite funcional



06.01.2011 - 12:51

Pesquisadores do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta) e da Universidade de São Paulo (USP), em parceria, desenvolvem um programa de pesquisa chamado Leite Funcional.

Desenvolvido em Ribeirão Preto, o projeto realiza estudos de zootecnia e de nutrição e saúde humana com o objetivo de modificar a composição do leite por meio da alimentação da vaca. O primeiro experimento já foi realizado no final de 2009, na Fazenda Experimental de Zootecnia do Pólo Centro Leste, com apoio e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), onde as vacas leiteiras foram alimentadas com dieta adicionada de óleo vegetal, selênio e vitamina E. O segundo será realizado este ano.

O projeto integra pesquisas das áreas envolvidas e abrange toda a cadeia produtiva leiteira. Para processadores e distribuidores da cadeia de produção, a oportunidade é agregar valor e vender um produto diferenciado. Já para os consumidores, a grande vantagem é poder consumir um produto mais nutritivo e saudável.