FRANQUIAS

Sodiê quer 140 lojas em 2013



24.05.2013 - 04:14

A Sodiê Doces, rede especializada em bolos e doces artesanais espera fechar o ano com 140 franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Criada pela ex-empregada doméstica, cortadora de cana e recepcionista Cleusa Maria da Silva, que assumiu o negócio quando uma amiga boleira ficou doente, a Soliê possui sete lojas próprias e 119 franquias (sendo 112 abertas e sete em obras) espalhadas pelos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Durante os dois primeiros anos, Cleusa conseguiu juntar o capital de cerca de R$ 20 mil necessário para abrir a primeira loja de 20 metros quadrados na cidade de Salto, interior de São Paulo. Após quatro anos, ela ampliou o negócio para uma loja de 80 metros quadrados. A ideia de montar uma franquia foi consolidada em 2007, após cinco anos de pesquisas e pedidos de clientes que reclamavam que precisavam sair da capital paulista para comprar os bolos.

Hoje, a Sodiê possui faturamento médio de R$ 50 milhões por ano. As lojas vendem cerca de 82 opções de sabores de bolo, com versões de chocolate, com frutas, e sem açúcar. O interessado em abrir uma franquia da Sodiê precisa de aporte de R$ 314 mil e uma loja de pelo menos 150 metros quadrados. O valor inclui capital de giro, investimento inicial, taxa de franquia (de R$ 60 mil), mas não incluiu eventual "compra de ponto". O retorno previsto para o investimento é de 24 a 30 meses. O pagamento de royalties fica em 6% e o fundo de propaganda em 1% (ambos sobre o faturamento bruto).