SUPERFOODS

Pesquisa revela aumento de consumo



12.05.2016 - 04:41

Segundo a ferramenta GNPD (Banco Global de Dados de Novos Produto) da Mintel, agência mundial de inteligência de mercado, entre 2011 e 2015 houve crescimento de 202% no consumo de novos produtos alimentares e bebidas lançados contendo os termos "superfood", "superfruit" ou "supergrain" em nível mundial. Apenas no último ano, o consumo destes alimentos cresceu 36%, sendo os Estados Unidos o país com o maior número de lançamentos de alimentos e bebidas (30%), seguidos pela Austrália (10%), Alemanha (7%), Reino Unido (6%) e Canadá (6%).

O consumo por produtos altamente nutritivos vem aumentando a cada ano. Hoje, mais de sete em cada 10 consumidores na França (72%), Alemanha (71%), Itália (73%) e Espanha (72%) concorda que os benefícios de alimentos naturais, por exemplo de frutas e legumes, estimulam a saúde, e eles são preferíveis aos benefícios adicionais de alimentos funcionais. O estudo da Mintel mostrou ainda que 43% dos produtos lançados com as palavras "superfood", "superfruit" ou "supergrain", em suas embalagens, estavam na categoria de alimentos, entre 2011 e 2015, e 11% faziam parte da categoria de bebidas, três em 10 produtos (30%) foram encontrados no segmento de beleza e cuidados pessoais, enquanto 12% estavam na categoria de saúde e higiene e 4% faziam parte da categoria de itens para animais de estimação. "A popularidade dos produtos 'super' é evidente e vimos fabricantes de alimentos e bebidas em nível mundial aproveitando dessa demanda por ingredientes ricos nutricionalmente. Mas as superfoods não são encontradas apenas nos segmentos alimentícios e de bebida, mas também nas categorias de beleza, saúde e higiene e de itens para animais de estimação, como resultado do fato de os consumidores de hoje estarem se tornando muito mais conscientes do que usam ou consomem", afirma Stephanie Mattucci, analista global de Ciência dos Alimentos, da Mintel.

"O desejo por alternativas mais saudáveis, e menos refinadas, ao trigo tem alimentado a redescoberta de grãos antigos. São grãos saborosos e ricos em nutrientes que começaram a mudar a percepção negativa em relação a alguns carboidratos, alavancando seu perfil nutricional. Esses grãos antigos oferecem uma alternativa ao trigo, mas também vêm junto com componentes funcionais e nutricionais, fornecendo novos sabores e texturas”, continua Stephanie Mattucci. Cerca de 30% dos consumidores de massa do Reino Unido afirmam que o produto feito com grãos antigos, como quinoa, é mais saudável do que a massa comum. Além do mais, o uso desses grãos é alto, com dois em cada cinco (41%) dos consumidores norte-americanos tendo consumido cereais à base de grãos antigos.

Os grãos antigos têm sido o centro das atenções desde o ano passado, e com a ONU anunciando 2016 como o ano dos pulses (sementes secas), eles também têm recebido atenção especial. No último biênio, a percentagem de produtos alimentares e bebidas lançada com ervilha verde cresceu 126%, enquanto a percentagem de produtos alimentares e de bebidas contendo lentilhas coral cresceu 62% e a percentagem de produtos alimentares e bebidas contendo ervilhas amarelas aumentou em 21%. "Os pulses podem ser usados para adicionar uma variedade de benefícios naturais a saúde em produtos alimentares e bebidas. Além disso, os pulsos saudáveis são parte de uma alimentação básica em muitas cozinhas étnicas, oferecendo aos fabricantes uma oportunidade para a inovação de produtos, investindo no consumidor de comida étnica em busca de conveniência", afirma Stephanie.

Nos últimos dois anos, a percentagem de produtos alimentares e de bebidas, contendo sementes de chia aumentou 70%, enquanto a percentagem contendo sementes de abóbora cresceu 27% e a percentagem de produtos alimentares e de bebidas contendo sementes de girassol cresceu em 22%. Para o futuro, a superfood que pode tornar-se popular é a cúrcuma por seus benefícios anti-inflamatórios e propriedades anti-envelhecimento. "A cúrcuma tem potencial como um ingrediente para suplementos e produtos alimentares e bebidas funcionais, particularmente dentro de produtos voltados para a população sênior, que está em crescimento. Além disso, ela pode ser usada em produtos anti-envelhecimento no segmento de beleza. E embora atualmente o ingrediente seja usado em muitos lançamentos cosméticos, as folhas apresentam grande potencial nutricional", conclui.