DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Fruta Imperfeita já salvou mais de 500 t



28.09.2018 - 02:51

O Movimento Fruta Imperfeita compra alimentos considerados fora do padrão de pequenos produtores para vendê-los em caixas retornáveis para consumidores e comerciantes. Entre os alimentos estão maçãs pequenas em relação ao tamanho convencional, cenouras grandes demais, pepinos curvados entre outros.

“A questão é que o alimento pode ter uma aparência fora do padrão, mas possui o mesmo sabor, a mesma qualidade e os mesmos nutrientes. O que muitas pessoas não sabem é que 10% de toda a produção de frutas e legumes nasce fora dos padrões estéticos exigidos pelo varejo”, comenta o fundador do Movimento Fruta Imperfeita, Roberto Matsuda. Essas frutas e verduras fora do padrão acabam sendo rejeitadas por donos de supermercados e se tornam a última escolha do consumidor comenta Matsuda.

O Fruta Imperfeita já salvou mais de 500 toneladas de alimentos que seriam descartados e foram para as mesas dos consumidores. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o desperdício de alimentos é responsável por 8% das emissões de gases que causam o efeito estufa e 45% de todas as frutas e hortaliças que nascem são perdidas.