LEITE

Longa vida tem penetração em 91,5% dos lares



31.05.2019 - 04:48

Empresa global em dados, insights e consultoria, a Kantar divulgou pesquisa que confirma a popularidade do leite junto ao consumidor brasileiro. O tipo UHT ou longa vida tem penetração em 91,5% dos lares do País, enquanto o consumo de leite fermentado cresceu 4% nos últimos 12 meses encerrados em março de 2019. Isto representa mais de dois milhões de novos lares comprando este tipo de produto.

Já o leite pasteurizado cresceu 10,3% em volume no mesmo período, enquanto os produtos zero lactose cresceram 20% e foram consumidos, pelo menos uma vez nos lares em 2018. “A bebida possui grande importância nos hábitos alimentares dos brasileiros e o leite fermentado se destaca no último ano, sendo uma das categorias que mais cresceu em todo o mercado”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

De acordo com o levantamento Brand Footprint da Kantar, entre as marcas de laticínios do País, a Italac é a preferida e foi a mais escolhida em 2018 entre todas as classes sociais. A marca goiana foi eleita 293 milhões de vezes pelos consumidores e esteve presente em 76,8% dos domicílios ao menos uma vez. Em seguida, a Piracanjuba foi escolhida 229 milhões de vezes e esteve na sacola de compras dos brasileiros em 71,5% das oportunidades.

Outras marcas consolidadas, como Qualy, Itambé e Vigor, também se destacam no ranking geral. Elas dividem com Italac e Piracanjuba, a preferência dos consumidores no Centro-Oeste e no Interior de São Paulo. Na região Sul, a catarinense Tirol é líder, seguida pela gaúcha Elegê e a paranaense Frimesa. No Nordeste, as locais Deline e Camponesa têm espaço certo nas geladeiras.