MANDIOCA

Embrapa Cocais inicia projeto para melhorar produtividade



21.02.2020 - 03:45

 A Embrapa Cocais iniciará projeto de pesquisa de transferência de tecnologia para melhorar a produtividade das lavouras de mandioca e a qualidade das raízes, matéria–prima para a produção da Magnífica, cerveja maranhense feita com mandioca típica do Maranhão.

Denominado “Tecnologia para aumento da produtividade e qualidade (teor de amido) da mandioca no estado do Maranhão”, o projeto vai selecionar genótipos adaptados para as mais variadas condições edafoclimáticas do estado, o que inclui o treinamento de agricultores, técnicos e multiplicadores em mecanização da cultura (plantio mecanizado e colheita semimecanizada), manejo da cultura da mandioca, cooperativismo, associativismo e empreendedorismo comunitário, etc.

Uma parceria do projeto é a Cervejaria Ambev que propôs à Embrapa Cocais testar 250 clones e 12 cultivares da Embrapa, além de variedades locais já usadas pelos produtores do estado, para selecionar genótipos com alto teor de amido. Outros parceiros são a Embrapa Mandioca e Fruticultura (pela expertise em melhoramento genético da mandioca), a Embrapa Amapá (pela expertise em mecanização da cultura) e a Fundação Eliseu Alves. O pesquisador e líder do projeto da Embrapa Cocais Guilherme Barbosa Abreu, disse que o trabalho de avaliação das características agronômicas dos genótipos e definição de tecnologias para maximizar o potencial das lavouras e raízes irá impactar a qualidade dos demais subprodutos de mandioca. “Ainda este ano, iniciaremos os experimentos e as capacitações em práticas de manejo para recomendar, no final do projeto, pelo menos uma cultivar com alta produtividade de raízes e alto teor de amido. Procura-se produtividade acima de 30 toneladas por hectare e teor de amigo igual ou maior a 30%”.

aisa e os atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso receberam uma geladeira recheada de produtos. A ação movimenta ainda cerca de 40 influenciadores, dentre eles, Niina Secrets, Dani Noce, Shantal e Matheus Verdelho, para compartilhar em suas redes seus menus do dia, com receitas utilizando os produtos da Linha Incrível Seara. O lançamento da iniciativa, na segunda-feira, 17 de fevereiro, já gerou 65 milhões de impactos.