CERVEJAS

Realizado 1º Campeonato de Sommelier do Brasil



13.03.2014 - 04:09

 

O Instituto da Cerveja do Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), promoveu o primeiro Campeonato de Sommelier de Cerveja do Brasil nos dias 08 e 09 de março. O concurso reuniu várias esferas do mercado, de profissionais e especialistas a consumidores e amantes de cerveja. “Estamos muito felizes com o resultado, pois estamos ajudando a escrever um importante capítulo na história do mercado brasileiro de cervejas”, diz um dos sócios do Instituto da Cerveja, Estácio Rodrigues (os outros são Kathia Zanatta e Alfredo Ferreira).

Quase 100 pessoas se inscreveram para a primeira fase, realizada dia 08, sábado, sendo que apenas cinco avançaram para a etapa final, que aconteceu no domingo, 09, de março. Entre os jurados estavam nomes reconhecidos nacional e internacionalmente no universo cervejeiro, como. Martin Zuber e Garrett Oliver, ambos mestres-cervejeiros da Paulaner e Brooklyn, respectivamente.

A primeira fase do concurso teve provas de múltipla escolha, de onde saíram 30 classificados para prova prática de identificação de estilos de cerveja. Os participantes tinham que reconhecer seis rótulos das cervejas servidas. Com apenas cinco concorrentes aprovados, o campeonato seguiu para a prova oral de degustação e de serviço. Nesta etapa os competidores tiveram de descrever sensorialmente (visual, olfativo, gustativo e impressão geral) uma cerveja para a banca técnica e, ao final, dizer também o estilo dela.

Para garantir o título, os candidatos simularam um serviço de restaurante e indicaram cervejas que harmonizassem com os pratos solicitados pelo júri, levando em conta os preceitos de cada estilo de cerveja.

O vencedor foi Alexander Moraes que ganhou viagem de cinco dias aos Estados Unidos para conhecer a Cervejaria Brooklyn. “Foi um prazer participar do campeonato e mais ainda uma honra estar ao lado de pessoas que são referências tão importantes neste mercado e minha paixão. Ganhar é claro que foi uma emoção enorme e mais ainda o reconhecimento de toda a dedicação, mas também quero reconhecer a excepcional participação dos outros quatro finalistas e do nível dos candidatos, além da impecável organização. É mais uma boa prova da maturidade deste mercado no Brasil”, afirma Moraes.

Os cinco finalistas foram Alexander Moraes – Especialista em TI; Fábio de Faria e Souza Campos – Sommelier de Cervejas; Luis Celso Junior – Jornalista; Alexandre Bazzo – Mestre Cervejeiro e proprietário da Cervejaria Bamberg e Rosária Pacheco – Sommelier de Cervejas.