CONCURSOS

Começa o Comida di Buteco em vinte cidades



10.04.2015 - 11:06

Começa hoje, 10 de abril, a 16ª edição do Comida di Buteco, primeiro concurso de cozinha de raiz do Brasil, que terá como tema nesta edição “Frutas no Brasil”. A competição escolherá os melhores botecos e petiscos do País. O evento acontece simultaneamente em 20 cidades, de onze estados mais o Distrito Federal, em todas as regiões do Brasil. Ao todo, são 500 bares participantes que vão colocar à prova do público seus tira-gostos. A cidade de São Paulo irá participar, pela quarta vez, com 49 bares.

Na edição 2015, os estabelecimentos  deverão colocar ao menos uma fruta em seus petiscos, que não seja a protagonista do prato. A cidade de São Paulo que participará pela quarta vez consecutiva do Comida di Buteco tem 49 bares inscritos que apresentam suas receitas usando frutas como limão, ameixa, maracujá, banana da terra, coco, carambola, pequi, acerola, tâmara e abacaxi. Os estabelecimentos foram divididos igualmente entre as cinco regiões da capital: norte, sul, leste, oeste e centro. Os bares e petiscos vencedores serão anunciados no dia 25 de maio.

O Comida di Buteco tem como objetivo final eleger o melhor boteco de cada cidade participante. Para isso, cada bar elabora um tira-gosto dentro das regras estabelecidas pela organização. Ele fica no cardápio durante todos os dias do concurso, que dura um mês. As notas dos bares são calculadas baseadas nas opiniões do público e de um corpo de jurados. Cada um deles contribui com 50% da avaliação. Os jurados visitam os botecos participantes e experimentam os tira-gostos sem se identificar.

A nota deles é entregue posteriormente à organização do evento. Na escolha do público, têm direito a votar uma vez todos que experimentarem os petiscos. Tanto para os jurados como para o público, são dadas notas de 1 a 10 sobre a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o tira-gosto (que tem 70% do peso da nota final). O público deve votar em cédulas entregues em branco pelos botecos. As cédulas devem ser depositadas em urnas lacradas que ficam nos próprios bares participantes. O Instituto de Pesquisas Vox Populi faz a apuração dos votos nas 20 cidades. Ganha o boteco que tiver a melhor nota média entre os votos dos jurados e do público. Como a votação é por notas, botecos menores e maiores têm as mesmas chances, independentemente de quantas pessoas frequentam cada casa.

Cidades participantes

Na edição 2015, o concurso passa de 16 para 20 participantes. As cidades estreantes são Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Recife (PE). Além destas, estão no concurso Belém (PA) e Manaus (AM), representantes da região Norte; Fortaleza (CE), Salvador (BA), pelo Nordeste; e Goiânia (GO), no Centro-Oeste. No sudeste, região com a maior concentração de cidades participantes, estão São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (todas em SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, berço do Comida di Buteco, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga), em Minas Gerais. O Comida di Buteco estará nas cinco regiões do país, sendo 11 estados, mais o Distrito Federal.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Em São Paulo, o concurso conta com o apoio da Cerveja oficial: Amstel, Patrocínio Nacional: Lays, Trident ; Apoio Nacional: Chandon, Doritos, Philadelphia, 99 Taxi ; Apoio Local:  Hotel Dan Inn, SPTuris/ Prefeitura de São Paulo, Ótima, Bares SP, Abrasel e apuração do Vox Populi