ALIMENTAÇÃO

Prato preferido do brasileiro é o churrasco



12.06.2015 - 12:02

De acordo com pesquisa realizada pelo Groupon junto a cinco mil pessoas no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México, sobre preferências e comportamentos gastronômicos, o prato preferido dos brasileiros é o churrasco com 28%, seguido pelo sushi, com 17,5% e deixando a tradicional feijoada em terceiro, com 8,6%. Nos cinco países, a culinária favorita é a italiana (21%), seguida pela argentina e mexicana, empatadas em 14%. Aliás, 49% dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. O sushi é mencionado entre os pratos preferidos em quatro dos cinco países.

Entre o comportamento dos cinco povos, o brasileiro (39%) é o que mais gosta de tirar fotos do prato para postar em redes sociais. Isto significa 9% acima da média geral, de 30%. Os brasileiros são também os mais flexíveis com o uso de celulares na mesa: somente 14% acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição, 7% abaixo da média de todos os países. Os argentinos são os mais propensos a dividir a conta igualmente (86%); o Brasil tem o maior índice no quesito “pagar apenas o que se consome”, com 21% das respostas, quase o dobro da média, que é de 12%. “Cada um dos países que participaram da pesquisa guarda suas peculiaridades. Para nós, compreender um pouco mais a respeito dos gostos de nossos clientes é fundamental. O Groupon tornou-se conhecido no mundo todo graças às ofertas de bares e restaurantes que, ainda hoje, são o carro-chefe do nosso negócio”, afirma Michel Piestun, CEO do Groupon para a América Latina.

Em festividades, independente da data ou nacionalidade dos pesquisados, todos responderam planejar, em média, R$ 115 por refeição para duas pessoas. Os mexicanos são os que mais gostam de sair para comer: 86% responderam que comem fora pelo menos uma vez por semana, quando a média é 60%.

Roteiro especial e Campanha Beneficente

A partir de 08 de junho, o Groupon disponibiliza em sua página o roteiro especial “Menu Groupon”, com ofertas especiais nos melhores bares e restaurantes de todo o Brasil. Além disso, também está no ar uma campanha beneficente de arrecadação de recursos para o projeto Horta nas Escolas, da ONG Cidades Sem Fome. Com apenas um clique, você pode colaborar para que os alunos da rede pública de ensino brasileira tenham refeições mais completas e saudáveis.