PANC's

11ª edição do Brumadinho Gourmet em setembro



30.08.2019 - 04:06

A 11ª edição do Brumadinho Gourmet acontece entre os dias 6 e 8 de setembro na Praça de Casa Branca, distrito de Brumadinho (MG), das 10h à meia-noite. O público poderá conhecer pratos desenvolvidos pelos dez restaurantes participantes a preços populares. Na ocasião, os pratos irão harmonizar carnes, queijos, cervejas, doces e drinks com as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tema desta edição. Exemplos desses alimentos são ora-pró-nobis, assa-peixe, folha de begônia, bertália, taioba, peixinho, feijão-caupi ou catador, erva de touro, quiabo de metro, hibisco e caxi. “A idéia de trabalhar com PANCS é uma coisa natural para este lugar, que sempre teve como carro-chefe o reaproveitamento de tradições simples e caseiras”, conta Andréa Drummond de Sales, proprietária do restaurante da pousada Verde Folhas,  localizado logo abaixo do parque do Rola Moça, em Casa Branca.

O Brumadinho Gourmet 2019 espera receber oito mil pessoas por dia, público oriundo da região das Encostas das Serras de Brumadinho e de diferentes cidades da Grande BH. O evento tem foco especial as famílias, com ambiente para diferentes idades, incluindo Espaço Kids (0 a 14 anos), no sábado e domingo, com monitores. O Chef Brumadinho Gourmet 2019 assumirá um restaurante dentro do evento na edição 2020 (as inscrições abertas pelo site do evento), além de bolsa de curso de gastronomia. Cozinheiras da região também participam executando diante do público seus melhores pratos, cuja votação elegerá o Cozinheira de Mão Cheia, igualmente valorizando a culinária tradicional e regional e com premiações.

O festival tem entrada gratuita e contará com as presenças de chefs, como Érick Jacquin (MasterChef) e Ivo Faria (Vecchio Sogno). Além da gastronomia, o Brumadinho Gourmet oferece ampla programação de atividades, shows e estrutura para toda família. Com ações há mais de uma década na região, o festival tem como um de seus pilares o fomento ao potencial turístico de Brumadinho e entorno. O evento é realizado pela JP Cultural e Ama Aldeia, e, este ano, acolhe também o projeto Agir, criado pela Fundação Vale em 2013 e focado na aceleração e incubação de negócios sociais. Uns desses projetos são as Pastorinhas (assentamento de reforma agrária com produção de horticultura e variedades de PANCs), Sabores do Vale (grupo de mulheres que, aos finais de semana, produzem e comercializam quitandas), Talentos do Campo (grupo de mulheres produtoras de alho, temperos e ervas) e Quilombolas (produção artesanal de terços, rosários, brincos, bonecos congadeiros e bonecas abayomis, comercializados em festas da comunidade). Nesta edição, o festival promoverá o encontro de chefs com produtores agroflorestais e um dia de oficinas para os integrantes do projeto ministradas por alunos do curso de gastronomia do Promove. Maiores informações pelo site www.brumadinhogourmet.com.br.