BEBIDAS

AdeS lança versão com mesma quantidade de cálcio que o leite



15.07.2009 - 03:04

A Unilever relança sua linha de bebidas a base de soja, agora com um maior teor de cálcio, zinco e vitaminas D, B2 e B12. Os produtos foram enriquecidos com estes micronutrientes, e o cálcio em especial, em quantidades equivalentes às do leite animal (240mg/200mL).

Segundo estudos realizados recentemente pela nutricionista Bárbara Santarosa, o consumo de cálcio entre a população brasileira está abaixo das recomendações, com dados que mostram quase 100% da população brasileira tem ingestão inadequada de cálcio e vitamina D.

Entre as principais razões para estes dados alarmantes estão a pequena oferta de alimentos-fonte e também o consumo reduzido dos mesmos. Por isso, o consumo de alimentos fortificados com estes nutrientes é cada vez mais recomendado por especialistas.

A empresa investiu R$ 20 milhões em pesquisa, formulação, desenvolvimento de produto e marketing do novo lançamento. Incluir mais cálcio neste tipo de produto, a base de soja - que atua como substituto do leite principalmente para os intolerantes à lactose, alérgicos ao leite e os vegetarianos – vem sendo um desafio para a indústria há muitos anos. Algumas das grandes dificuldades são que o acréscimo de cálcio geralmente confere às bebidas um sabor mais ácido,  e que o mineral é bastante susceptível à sedimentação no fundo da embalagem (o que faz com o cálcio não seja totalmente consumido).

Após muitos estudos e testes, a Unilever conseguiu desenvolver um AdeS com quantidades homogêneas de cálcio, além de ser um cálcio mais biodisponível para o organismo. O cálcio é adicionado através do carbonato de cálcio, que, segundo pesquisas, oferece uma absorção pelo organismo semelhante ao leite de vaca. O produto também conta com a fortificação de vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio, além de ser uma vitamina também pouco consumida no país, e pouco absorvida devido à baixa exposição solar das pessoas na atualidade.

A nova linha terá nova embalagem e a divulgação do produto será feita por campanhas na TV, revistas, jornal, rádio e mídia digital em todo o país.