NÃO-DESPERDÍCIO

Extra e Pão de Açúcar lançam linha de orgânicos



14.06.2019 - 11:31

Os supermercados Pão de Açúcar e Extra lançaram uma linha pioneira “Boa Escolha” de produtos orgânicos sob a marca Taeq. A linha prioriza os produtos orgânicos que poderiam ser descartados em razão de seu padrão estético, mas que contém o mesmo sabor, qualidade e propriedades nutritivas que os demais.

A iniciativa conta com a parceria dos fornecedores e os alimentos custarão, em média, 40% menos que os orgânicos tradicionais. Inicialmente, os produtos estarão disponíveis em seis lojas da cidade de São Paulo, sendo cinco unidades do Extra e um Pão de Açúcar. A linha será lançada com oito itens: tomate (três tipos), batata, cenoura, cebola, manga e melão. "O principal intuito da Taeq Boa Escolha é incentivar e democratizar o consumo de orgânicos no País por meio de práticas sustentáveis, além de desmistificar a ligação de padrão estético e qualidade do produto. A nova linha é um importante passo para introduzir ou ampliar o consumo de orgânicos na mesa de nossos clientes a um custo mais acessível", explica Wilhelm Kauth, Diretor de Marcas Exclusivas do GPA, controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar.

A maioria dos fornecedores orgânicos de Taeq são pequenos e médios produtores que descartam os itens que não passam pelos critérios estéticos para comercialização. "Dessa forma, contribuímos para reduzir o desperdício ao valorizar alimentos que possuem mesmo valor nutricional, mas esteticamente não estão dentro do padrão", completa.

Os produtos selecionados para a linha Taeq Boa Escolha podem ter variação de cor, tamanho e formato, além de apresentar alterações de coloração e manchas, na comparação com produtos orgânicos tradicionais. "Nas pesquisas de mercado, as pessoas costumam dizer que não consomem orgânicos porque são caros e nós estamos incentivando o acesso das pessoas ao consumo desses produtos. O alimento é considerado diferente porque é pequeno ou torto, mas sua qualidade nutricional é a mesma do orgânico padrão, já que segue os mesmos processos produtivos. O consumidor vai ganhar muito com isso", diz Alex Lee, Diretor Comercial da Rio Bonito Orgânicos, um dos fornecedores parceiros da Taeq. Até o final de 2019, o Extra e Pão de Açúcar esperam um crescimento de 20% nas vendas de orgânicos nessas lojas.