INDÚSTRIAS

Produção de alimentos e bebidas teve queda no Brasil



05.06.2009 - 03:23

Segundo pesquisa conjuntural realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de alimentação (ABIA), a produção de alimentos e bebidas caiu 2,2% no primeiro trimestre de 2009 na comparação com o mesmo período do último ano.

A entidade explica que a queda está diretamente relacionada à retração nas exportações e nos estoques de atacado e varejo. Este último fator obrigou as indústrias associadas da ABIA a ajustarem seus estoques e a maximizar a eficiência logística, pois somente assim conseguiram atender às demandas emergenciais de seus clientes.

Em maio, a China retomou as importações de soja, o que provocou recuperação no preço da commoditie e provável melhoria de renda da agricultura. A redução da safra argentina, com quebra prevista de 1/3 da produção de grãos, concomitante à quebra da safra nacional em 2009 prevista pelo IBGE, com maior ênfase para o milho e o feijão em ambas as safras, pode continuar pressionando os preços internos de alimentos.

Para 2009, a ABIA prevê um crescimento tanto na produção, vendas e exportações de produtos. A produção de alimentos deve aumentar entre 3% e 4%; as vendas reais , entre 2% e 3% e os embarques, em valor, entre 2,5% e 4,5%.