BEBIDAS

Grupo Schincariol investe na marca Itubaína para crescer no mercado de refrigerantes



03.08.2010 - 05:02

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) prevê para este ano um crescimento de mais de 6% no setor de refrigerantes. Em 2009, a associação registrou 14,8 bilhões de litros em volume de produção.

Nos últimos dois anos, a linha Schin Refrigerantes do Grupo Schincariol teve aumento nas suas vendas e a participação da empresa no segmento chegou a 4%, contra os 2% obtidos em 2008.

Já o faturamento da linha Itubaína aumentou 33% de 2009 para 2010 em todo o país, enquanto o mercado de refrigerantes cresceu quase a metade, cerca de 16%. O indicativo é significativo e a marca receberá este ano investimentos para a modernização da linha.

“Nosso foco de atuação está em São Paulo. O Estado representa 86% das vendas deste produto no Brasil. Por este motivo, investimos em novidades que vão agradar os consumidores da região”, afirma Luiz Claudio Taya de Araujo, Diretor de Marketing da Schincariol.

Fortalecida pelas inovações no portfólio, a meta de crescimento para Itubaína no País é de 12% em relação a 2009.  As mudanças contemplam a linha de dois litros (PET), 600ml (garrafa) e a versão Retrô de 355 ml (vidro). “Não há, no momento, expectativa de investimento em outras regiões do Brasil. O objetivo é aumentar ainda mais a presença do produto no Estado paulista”, diz Taya.

A marca de refrigerantes Itubaína, do Grupo Schincariol, está de cara nova. A partir deste mês de agosto, as embalagens de dois litros e 600ml trazem o rótulo reestilizado e com a assinatura “Original”, em referência ao clássico sabor que há anos faz parte da mesa dos brasileiros. A Schincariol anuncia também a inclusão do sabor Maçã à família Itubaína.

A nova logomarca tem o objetivo de modernizar a marca e aumentar a percepção de qualidade do produto, hoje um dos mais representativos na categoria de não alcoólicos para a Schincariol.

Outra novidade é a inclusão do logotipo da ONG SOS Mata Atlântica, impresso nos rótulos da Itubaína Original e da Itubaína Maçã, e fruto de um acordo firmado com a entidade, parceirada Schincariol desde 2007. Localizado em Itu (SP), o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo Schincariol forma o maior projeto de restauração florestal da Mata Atlântica, em unidade individual, implantado pela iniciativa privada no Brasil. Ainda em 2010, todos os produtos não alcoólicos da Schincariol virão com o selo da SOS Mata Atlântica.

A versão Retrô comercializada em garrafa de vidro de 355ml, também traz novidades aos consumidores. O produto, que até então tinha como foco bares e restaurantes, passará a ser comercializado em super e hipermercados de São Paulo.

A meta da Schincariol é aumentar o número de pontos de vendas e, assim, aumentar o giro e a demanda pelo produto. Além disso, reforçar o sabor Zero encontrado apenas na garrafa de vidro.

Com público-alvo voltado para jovens e adultos entre 20 e 40 anos, a versão Retrô criou uma maneira inusitada para se comunicar com os amantes da bebida. A marca desenvolveu dois blogs em formato inédito, um de música www.itubainaradioretro.com.br e outro de games www.itubainagames.com.br.

As páginas proporcionam interatividade e trazem informações sobre o mundo retrô. Em seis meses no ar, os blogs já obtiveram mais de 110 mil acessos. “Esta é uma conquista enorme para a marca. Nesta nova etapa, investiremos em outras ações nas mídias sociais”, explica o diretor.

Para os próximos meses estão previstas as criações de perfis no Orkut, Facebook e Twitter (@itubainaretro). Mais uma novidade é a parceria firmada com o Google Maps para a criação de um guia colaborativo para a internet. O Itubaina Mapas pode ser conferido por meio dos dois blogs e permite ao internauta não apenas encontrar, mas também cadastrar os pontos de venda do produto.