CHOCOLATES

Puratos investe R$ 20 milhões em produção



10.12.2010 - 10:50

A Puratos anunciou investimentos superiores a R$ 20 milhões para importar tecnologia para produção local e expandir seus negócios no Brasil. A empresa pretende integrar a cadeia produtiva para a produção de chocolates - que é formada pela produção do cacau, da massa de cacau e do chocolate em si -na região de Linhares, ES. "O Brasil precisa deixar de ser um exportador de commodities e nossa iniciativa na região de Linhares (ES) vai nessa direção, com um modelo de produção de menor volume, porém de altíssima especialidade", afirma Caio Gouveia, diretor geral da Puratos Brasil.

A fase I do projeto consitui uma unidade industrial, já em operação, capaz de transformar 2 mil toneladas/ano de grãos de cacau em líquor de cacau, a principal matéria-prima para elaboração de chocolate, originários de uma fazenda de 120 hectares da Puratos e de outros três parceiros plantadores da região.

As fases II e III, com início previsto para 2011, constituem novas fábricas, que vão incrementar esse volume de massa de cacau e também produzir cacau em pó, manteiga de cacau e o chocolate líquido, em barras e gotas, direcionados tanto para a indústria, como para os profissionais do setor. "A produção inicial prevista é de 15 mil toneladas/ano de chocolate amargo, ao leite e branco, a partir do cacau crioulo, e, depois, virão as produções de origem", diz Caio.