FRANQUIAS

O setor de Frozen Yogurt é o que mais cresce no Brasil



24.03.2011 - 11:26

Os números atualizados do setor de franquias divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que os negócios vão muito bem. De acordo com as estatísticas oficiais, o segmento movimentou R$ 75,9 bilhões no ano passado, com alta de 20,4% sobre 2009. Desse total, o ramo alimentício faturou R$ 15,2 bilhões, um crescimento de 20% ante o ano anterior.

O levantamento mostrou que o setor de alimentação, novamente, esteve na dianteira entre os segmentos mais rentáveis para investir. Até aí, nenhuma novidade, não fosse por conta de um produto específico que caiu no gosto dos brasileiros e tem atraído um grande número de redes pelo país: O Frozen Yogurt.

Febre nos Estados Unidos, o produto chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos, mas só agora o segmento explodiu no mercado. Para se ter uma ideia, em 2010 foram criadas 79 redes de Frozen Yogurt no País, um número que superou todos os outros tipos de negócio dentro do ramo da alimentação.

Esse crescimento tem uma explicação: o Frozen Yogurt tem tudo a ver com o clima do nosso país e, principalmente, com o paladar dos brasileiros. É difícil passear por um shopping sem encontrar consumidores saboreando o produto com as diversas combinações que o acompanham. Além disso, o iogurte tem a vantagem de ser mais saudável, condição o posiciona a frente das sobremesas calóricas.

O resultado demonstra também que muitos empresários, diante do aumento de demanda por esse produto, estão focando recursos para abrir novas marcas franqueadoras e pegar carona na cauda do cometa. No entanto, quem trabalha com varejo sabe que é preciso muito critério para que uma marca tenha um crescimento sustentável e consiga se desenvolver em um mercado tão competitivo como o brasileiro.
Ao analisar os números da ABF sobre o segmento de Frozen Yogurt, uma pergunta me veio à mente: será que todas essas 79 redes realizaram um verdadeiro Plano Estratégico a fim de obter êxito no novo negócio? Acredito que não.

Na realidade, são poucos os empreendedores que se dedicam ir a fundo nas pesquisas necessárias para aumentar as chances de um novo negócio ser sucesso. Isso acontece porque elaborar um Plano de Negócio demanda tempo e trabalho. No entanto, esse esforço é fundamental para que o comércio não naufrague no meio do caminho.
O setor deve continuar crescendo em 2011. Por isso cabem alguns alertas aos brasileiros que querem se tornar franqueados na área de Frozen Yogurt:

· Pesquise a idoneidade da marca franqueadora;

· Faça uma visita às unidades da empresa já inauguradas e converse com os franqueados;

· Experimente o produto e o compare com os demais fabricantes;

· Veja se a empresa oferece ao franqueado um Plano de Negócio estruturado para a viabilidade do comércio;

· Certifique-se de que a marca conta com departamento de marketing e comunicação eficientes para divulgar o produto e, assim, atrair mais consumidores;

· Confira se a empresa oferece treinamento e auxílio durante a operação. Lembre-se que a franqueador deve acompanhar o empresário durante todo o processo, não apenas na abertura da loja;


*Rychard Curcovezki - Administrador de empresas e Diretor de Franchising da Yogoothies, empresa franqueadora especializada em Frozen Yogurt.