VINHOS

São Joaquim ganha mais uma unidade da Sanjo



06.10.2011 - 12:24

A Cooperativa Agrícola Sanjo, de São Joaquim (SC), anunciou investimentos de R$ 5,5 milhões na construção de uma nova unidade vinícola de 2600 m², com previsão para entrar em operação em outubro deste ano.

A fábrica terá capacidade de processamento de 150 toneladas de uvas a cada nova safra. A nova fábrica vai de encontro ao crescimento do mercado de vinhos finos catarinenses, que registrou aumento de 50% nas vendas no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período em 2009.

Além de incrementar a produção em mais de sete vezes o volume atual – a meta da Sanjo é atingir 287 mil litros anuais até 2015. A nova estrutura demonstra a capacidade de autossuficiência da empresa em todas as etapas de sua vinicultura - sem a necessidade de recorrer à terceirização da vinificação realizada pela maior parte das vinícolas da região. Em sua nova sede em São Joaquim, a Sanjo oferecerá aos visitantes experiência de conhecer e saborear seus vinhos, estimulando assim o roteiro do enoturismo na região.

A nova unidade conta com serviços de visitação guiada e degustação dos vinhos da empresa, onde é possível saborear rótulos premiados como o Maestrale, Núbio e Nobrese, que representam com propriedade o valorizado terroir da Serra Catarinense.

Os visitantes podem conhecer ainda os detalhes do processo de elaboração dos vinhos por gravidade, que inclui um moderno sistema de ponte rolante para que a etapa de transferência de líquidos seja realizada sem a utilização de bombas. “A tecnologia que foi empregada neste projeto proporcionará o aumento da nossa produtividade com benefícios efetivos para a elaboração de vinhos com personalidade e o terroir marcante da região”, afirma o enólogo Olavo Gavioli.