DIVERSIFICAÇÃO

GTFoods compra catarinense Lorenz



25.09.2015 - 03:25

O Grupo GTFoods, conglomerado avícola com sede em Maringá (PR), assumiu a administração da Companhia Lorenz, empresa catarinense que oferece uma linha completa de amidos além de uma divisão de consumo com fabricação de catchup, mostarda, maionese, entre outros. A aquisição faz parte do plano de diversificação de produtos oferecidos pelo grupo, que prevê investimentos iniciais, na nova marca, de R$ 17 milhões nos próximos dois anos. “Os investimentos na Lorenz visam à melhoria da produtividade e a expansão de capacidade de algumas linhas do segmento business to business. Temos um plano estratégico para cada divisão, desde consumo até ingredientes”, explica Rogério Gonçalves, Diretor administrativo do Grupo GTFoods. Até o final de 2015, a empresa deve atingir um investimento total de R$ 109 milhões.

A expectativa é que a Lorenz contribua para um aumento de 8% no faturamento da empresa, enquanto a diversificação na linha de produtos represente 12% no balanço do grupo.A GTFoods fechou o primeiro semestre com faturamento bruto de R$ 743,8 milhões, 29% a mais que o mesmo período de 2014. A aquisição faz parte do plano da GTFoods de ser  estar entre as três principais empresas do setor de aves do Brasil até 2020, com forte atuação internacional. Além disso, segundo o Diretor, a Lorenz apresenta valores comuns com o trabalho já desenvolvido pelo GTFoods em vendas e logística, fornecimento de matérias primas para os segmentos de embutidos e na gestão de commodities agrícolas.

“No momento estamos assumindo a Lorenz mas já estamos também lançando a campanha de 100 anos da empresa e retornando a eventos importantes do segmento com a marca, como a feira Food Ingredients South America, que aconteceu em agosto em São Paulo”, explica Gonçalves. Além do projeto de comemoração do centenário, com o objetivo de valorizar a Companhia com um resgate histórico da empresa, o Grupo GTFoods revitalizou a marca, com mudanças inclusive na logo. De acordo com João Ribeiro, Gerente comercial da Lorenz, as expectativas com o centenário e as recentes mudanças são positivas. “Nós entraremos em 2016 completando 100 anos de muita história. Fomos pioneiros na fabricação de fécula de mandioca e amidos modificados, tendo hoje produtos que são exclusivos de nossa empresa para diferentes áreas. E essa história precisa continuar. A expectativa, tanto por parte dos colaboradores como de clientes e fornecedores, são as melhores possíveis, pois a fusão de duas grandes empresas como a Companhia Lorenz e o GTFoods só vem motivar ainda mais”, analisa.

Em 2014, a GTFoods  adquiriu a empresa Fresh Food Alimentos, de Ponta Grossa (PR), que oferece uma linha diversificada de pratos saudáveis congelados, além de estabelecer parceria com a Chef Foods, que produz panificados, localizada em Maringá (PR), já no processo de diversificação. Criada em 2011, a GTFoods detém as marcas Canção Alimentos, Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves. A empresa verticaliza a cadeia produtiva desde as matrizes de recria e produção, até a distribuição do produto acabado. A empresa atende o mercado interno e mais de 70 países no exterior. O Grupo GTFoods teve origem com a empresa Frangos Canção em 1992, na cidade de Maringá.