QUEIJOS

Tetra Pak compra polonesa Obram



04.02.2015 - 04:18

A Tetra Pak anunciou a aquisição da empresa polonesa Obram S.A, fornecedora de soluções tecnológica e em equipamentos para a produção de queijo na Polônia, Rússia, Bielorrússia e em outros países da Europa. De acordo com Tim High, Vice-Presidente Executivo de Sistemas de Processamento da Tetra Pak, a aquisição da Obram fortalecerá o portfólio e ampliará a atuação do Grupo no setor de queijo, que está em rápida expansão. “A empresa complementa nossos negócios, nos tornando ainda mais versáteis para atender as necessidades dos nossos clientes", afirma Tim High.

De acordo com o relatório “Agricultural Outlook*” - Perspectivas da Agricultura-, publicado pela Organização para o Desenvolvimento e a Cooperação Econômica e pela Organização para a Alimentação e Agricultura, o consumo mundial de queijo vai crescer 16% durante a próxima década. Com consumidores mais conscientizados sobre a importância de uma boa alimentação para a saúde é esperado um crescimento da popularidade do queijo fresco e dos queijos magros. Nos últimos dois anos, o queijo frescal respondeu por 50% do crescimento do valor absoluto do mercado global de queijo, impulsionado pela inovação de produtos e aumento da penetração. "Esta aquisição reforçará nossa capacidade de ajudar os clientes a aproveitarem essas oportunidades, especialmente em lugares como a América Central, América do Sul e na Índia, onde a demanda dos consumidores por queijo fresco está crescendo a um ritmo extraordinário", afirma Tim. Atualmente a Obram emprega cerca de 280 pessoas, a maioria baseada nas unidades de produção da empresa em Olsztyn, na Polônia.

Segundo Zbigniew Raczyński, Presidente e CEO da Obram, está é uma oportunidade para a empresa crescer por meio dos canais de vendas globais da Tetra Pak. “E ao mesmo tempo nos permite oferecer uma gama mais ampla de produtos e serviços aos nossos clientes, como filtração e tratamento de soro de leite, além de suporte técnico e peças", afirma Zbigniew.

Desde que foi criada, em 1976, Obram construiu uma forte reputação no fornecimento de soluções de alta qualidade para produção de queijo fresco, queijo cottage e aplicações de queijos semi-duros, incluindo a manipulação de moldes e salmouras.