PÁSCOA

Consumo cai com preço dos ovos em alta



24.03.2016 - 04:15

Segundo levantamento da Fundação Procon de São Paulo, os preços dos ovos de Páscoa variam até 125,48%. Na comparação com a Páscoa 2015, em média, houve um aumento de 30,75% nos preços dos ovos de chocolate.

Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina (FASM), disse que o aumento dos juros e a inflação contribuíram para a disparada dos preços na Páscoa. “O aumento médio vai reduzir o consumo dos ovos de chocolate já que a subida dos preços e o desemprego acabam diminuindo a capacidade de compra. De acordo com o IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a mudança da carga tributária que representava R$ 0,10 por kg de chocolate agora representa 5% da venda, sendo que, a média de tributos pagos no chocolate atinge aproximadamente 38,6%, prejudicando as compras”.

Para tentar contornar o período ruim, supermercados e grandes redes varejistas procuram alternativas para manutenção nas vendas, mesmo que a preços mais baixos. As empresas têm oferecido produtos com brindes, surpresas, brinquedos e muito mais, além de descontos e parcelamentos. Para Gonçalves, o principal problema não é o parcelamento e as alternativas são até viáveis. O entrave está no endividamento e desemprego do consumidor.

Em relação ao Governo, Gonçalves diz que a saída é reduzir tributos com a perspectiva de aumentar a arrecadação pelo volume de vendas, mas pelo menos arrecadar, do que não arrecadar.