NATAL 2017

Apas prevê retomada de crescimento



20.12.2017 - 01:52

As vendas dos supermercados paulistas para este Natal devem ter um crescimento real de 1,5% a 2% em relação ao ano passado, confirmando a recuperação da economia, ainda que lentamente, no Estado. Representando um incremento de 0,5% no PIB nacional, este faturamento é notícia positiva para todos os setores, já que a recuperação das vendas nos supermercados é um dos primeiros termômetros de melhora em uma crise. “O setor acredita que haverá aumento das vendas, principalmente, porque as pessoas estão percebendo os preços mais estáveis nos últimos meses – houve quatro quedas seguidas na inflação medida pela APAS/FIPE – e o desemprego, ainda que devagar, também cai consistentemente: foi de 13,7% em janeiro para 12,6% em agosto”, explicou Rodrigo Mariano, economista da APAS.

A APAS prevê aumento de cerca de 4% no número de vagas em todo o Brasil, em relação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, em 2016, foram contratados 21.330 funcionários temporários para os meses de novembro e dezembro. Já para este ano, o número estimado pela entidade é de 22 mil e, deste total, a expectativa é de que 20%, cerca de 4.400 pessoas, seja contratada de forma definitiva. “Para o Estado de São Paulo, a APAS prevê crescimento de 7,5% nos postos de trabalho temporários em supermercados. Em 2016, foram contratados 8.331 funcionários para os meses de novembro e dezembro. Neste ano, o número previsto é de nove mil e, deste total, a expectativa é de que 20%, cerca de 1.800 pessoas, seja contratada de forma definitiva”, completa Rodrigo.

 

Preço da cesta de Natal deve ficar estável em relação a 2016 

 

Com relação aos preços, as perspectivas são de queda em diversas categorias de produtos, deixando os itens mais comprados para as festas de final de ano mais baratos ou estáveis. “Os preços em geral estão se comportando bem melhor em 2017, com variações baixas ou mesmo quedas interessantes de preço, especialmente nos panificados e aves, itens muito consumidos no Natal”, diz o economista Rodrigo Mariano. O preço dos panificados, em que se inclui o panetone, teve variação de apenas 0,93%, no acumulado de janeiro a setembro de 2017, e de 1,63% em 12 meses. A título de comparação, no acumulado do mesmo período de 2016 o aumento já estava em 6,40% e no acumulado de 12 meses daquele ano em 12,29%, muito acima da inflação geral. 

Apesar disso, há uma projeção de aumento nas vendas de panetones para este ano de 10% em relação a 2016. “O panetone tem vendas expressivas nesta época do ano. E neste Natal não será diferente. Além disso, o chocotone está ganhando espaço também nas prateleiras”, reforça Rodrigo.