EMBALAGENS

Jussara tem garrafa com camada únida de 1,5L



05.05.2017 - 04:29

A parceria entre a multinacional Plastipak e a usina de Laticínios Jussara possibilitou o desenvolvimento de embalagem de leite UHT em garrafa PET de 1,5 L. Este tipo de embalagem já utilizado em outros segmentos, através da ação conjunta, pretende explorar o mercado de famílias numerosas e o âmbito da praticidade, uma vez que é de fácil manuseio e armazenamento, encaixando na porta da geladeira. Outro destaque da garrafa de 1,5L é a tecnologia de camada única (monolayer) que preserva e mantém a segurança e sabor do leite, além de facilitar o processo de reciclagem da garrafa. Ao final, toda cadeia de produção é beneficiada.

A tecnologia monocamada da Plastipak funciona como uma barreira à luz sem a necessidade de barreiras adicionais ou rótulos especiais, eliminando os riscos de delaminação, tipo de desprendimento interno de camadas e/ou materiais que pode ocorrer em outros tipos de embalagem comprometendo a validade do produto. “Nos últimos anos, vem crescendo a disponibilidade de embalagens tamanho família no mercado nacional para uma diversidade de produtos”, aponta o diretor geral da Plastipak no Brasil, Dinis Mota. Segundo ele, esta é uma tendência mundial que une praticidade, facilidade de manuseio e a conveniência, sobretudo em famílias numerosas. “Dessa forma, ficamos satisfeitos em ter desenvolvido, juntamente com a Usina de Laticínios Jussara, essa nova solução de 1,5L, complementando a variedade da linha de leites UHT da marca que, desde 2015, passou a utilizar a nossa tecnologia PET em camada única nas embalagens de um litro, em um movimento pioneiro no segmento”, acrescenta o executivo.

Com uma produção superior a 40 bilhões de embalagens anuais no mundo, a Plastipak investiu na criação da tecnologia exclusiva monlayer para garrafa PET, com o objetivo de gerar menor impacto ambiental no processo de produção, além de reaproveitar a embalagem. Pelo fato de ter uma camada única, a garrafa tem inúmeras possibilidades, inclusive pode voltar a ser uma garrafa, habilitando assim o ciclo “back to bottle”, com processo de reciclagem mais fácil em comparação com outras soluções de embalagens alternativas para leite UHT. A resina fabricada a partir do descarte da embalagem PET monolayer pode ser utilizada em indústrias como a de fibra têxtil, cordas, vassouras, chapas e plásticos de engenharia, entre outras. “Assegurar a reciclagem dos nossos produtos é parte fundamental da nossa estratégia e do nosso dia a dia. Nossa preocupação é sempre trazer inovações para os nossos parceiros e consumidores que colaborem com o meio ambiente e promovam a melhoria da qualidade da população como um todo”, finaliza Mota.

A Global PET é a empresa responsável pela transformação das garrafas descartadas em resina PET-PCR de grau alimentício (material resultante da reciclagem, validado pela Anvisa, para comercialização e reutilização).