FRUTICULTURA

Mapa lança plano para ampliar exportações



01.03.2018 - 02:40

O Plano Nacional do Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF) foi lançado no último dia 27 de fevereiro pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O PNDF tem a parceria de entidades do setor privado e visa melhorar a qualidade, ampliar produção, consumo interno e exportações de frutas. “O plano é extenso, abrangendo desde novas regras para o licenciamento de uso de produtos agroquímicos até a padronização internacional dos certificados fitossanitários”, explicou o ministro.

Segundo Maggi, o PNDF contribuirá para o incremento das vendas externas brasileiras. Na ocasião do lançamento, o ministro assinou também portaria que cria o Comitê Consultivo para formulação de projetos para o setor, que será coordenado pelo Mapa e formado por quatro membros da iniciativa privada.

Após o recorde de US$ 1 bilhão em 2008, as exportações brasileiras de frutas secas nunca mais atingiram este patamar. Com o PNDF a expectativa de Luiz Roberto Barcelos, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é que o setor atinja o montante em 2018 ou no próximo ano. Com o PNDF, a meta é melhorar o cenário da cadeia produtiva da fruticultura, que contribui com R$ 33 bilhões para o valor bruto da produção agrícola. E aumentar sua participação na cadeia produtiva do agronegócio brasileiro - responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) e ao equivalente a quase 50% das exportações nacionais.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, mas ocupa o 23º lugar entre os países maiores exportadores desses produtos. O plano em longo prazo – até 2028 – inclui participação com R$ 60 bilhões no mercado global de alimentos, aumentar o consumo interno de frutas para 70 quilos per capita ao ano e atingir US$ 2 bilhões em exportações de frutas frescas e derivados. Entre 2014 e 2016, apenas cinco produtos (mangas, castanhas, melões, limões e uvas) concentraram 75% das exportações brasileiras de frutas frescas. Com exceção das uvas, os produtos exportados pelo Brasil não representam os preferidos do mercado. A participação do Brasil ainda é pouco significativa no comércio das frutas mais comercializadas no mundo: bananas, maçãs, laranjas (in natura), tangerinas, amêndoas e peras.

Os projetos específicos do Comitê Consultivo, recomendando ações de curto, médio e longo prazos para adoção de providências por instituições governamentais e setor privado serão definidos a partir de 10 áreas temáticas: Governança da Cadeia; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Sistemas de Produção; Defesa Vegetal; Gestão da Qualidade; Crédito e Sistemas de Mitigação de Riscos; Legislação; Infraestrutura e Logística; Processamento e Industrialização; e Marketing e Comercialização.