NATAL 2019

Abimapi prevê alta de 5% no faturamento



13.12.2019 - 05:23

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), a expectativa é que o faturamento com a categoria de panetones cresça 5% neste Natal na comparação com o último ano. A movimentação deve alcançar R$ 735 milhões no período sazonal (novembro a janeiro). Pelo terceiro ano consecutivo, a associação encomendou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo referentes ao produto à Kantar Worldpanel, que acompanhou a rotina de 11.300 domicílios (universo de 52 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil).

De acordo com a consultoria, as vendas somaram 30 mil toneladas de panetones em 2018, 2,5% a mais que em 2017, e o setor faturou cerca de R$ 700 milhões. Cerca de 20% dos lares brasileiros foram presenteados com o produto no Natal de 2018. Com relação aos segmentos mais consumidos, o destaque fica com os tradicionais, com 77% do volume em vendas, seguidos dos recheados, com 20,4% - chocolate é o recheio preferido da população.

Cláudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI explica que a indústria inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto. "Este alimento está presente em 53,6% dos lares brasileiros. Ou seja, mais de 30 milhões de famílias consumiram panetone entre novembro de 2018 e janeiro deste ano", explica.

Segundo a ABIMAPI, o principal mercado importador dos produtos natalinos brasileiros são os Estados Unidos, com vendas de mais de US$ 8 milhões e 3 mil toneladas em vendas de novembro 2018 a janeiro 2019. Aqui, vale ressaltar um movimento conhecido como "mercado da saudade", fomentado principalmente por brasileiros imigrantes.